CLASSIFICAÇÃO DO
CASAMENTO - Martins Peralva
Martins Peralva,
sugere a seguinte classificação dos casamentos: Acidentais,
Provacionais, Sacrificiais, Afins (Afinidade superior),
Transcendentes.
ACIDENTAIS : Se dá por efeito de atração momentânea, de almas ainda
inferiorizadas. São as pessoas que se encontram, se vêem, se conhecem, se
aproximam, surgindo, daí, o enlace acidental, sem qualquer ascendente
espiritual. Usando de seu livre arbítrio, uma vez que por ele construímos
sempre o nosso destino. No nosso mundo, tais casamentos são comuns, ainda.
PROVACIONAIS: Reencontro de almas, para reajustamentos necessários à evolução delas. São os mais frequentes. É por essa razão que há tantos lares onde reina a desarmonia, onde impera a desconfiança, onde os conflitos morais se transformam, tantas vezes, em dolorosas tragédias. Deus permite a união deles, através das leis do Mundo, a fim de que, pelo convívio diário, a Lei Maior, da fraternidade, seja por eles exercida nas lutas comuns. A compreensão evangélica, a boa vontade, a tolerância e a humildade são virtudes que funcionam à maneira de Suaves amortecedores.
O Espiritismo,
pelos conhecimentos que espalha, é meio eficiente para que muitos lares em
provação, se reajustem e se consolidem, dando, assim, os primeiros passos na
direção do Infinito Bem. O Espírita esclarecido sabe que somente ele pagará as
suas próprias faltas, porém sempre contando com o auxílio Divino.
SACRIFICIAIS: Deus permite aí, o reencontro de alma iluminada com alma
inferiorizada, com o objetivo de redimir a que se pedeu pelo caminho. Reúnem
almas possuidoras de virtude a outras de sentimentos opostos. Acontece quando
uma alma esclarecida, ou iluminada se propõe ajudar a que se atrasou na jornada
ascensional. Como a própria palavra indica, é casamento de sacrifício, para um
deles. E o sacrificado tanto pode ser a mulher como o homem. Quem ama não pode
ser feliz se deixou na retaguarda, torturado e sofredor, o objeto de sua
afeição.Volta, então, e, na qualidade de esposo ou esposa, recebe o viajor
retardatário, a fim de, com o seu carinho e com a sua luz, estimular-lhe a
caminhada. O Evangelho nos lares, como em toda a parte, funciona à
maneira de estimulante da harmonia e construtor do entendimento.
AFINS : Pela lei da afinidade, reencontram-se corações amigos, para
consolidação de afetos. São os que reúnem almas esclarecidas e que muito se
amam. São Espíritos que, pelo casamento, no doce aconchego do lar, consolidam
velhos laços de afeição.
TRANSCENDENTES: São Almas engrandecidas no Bem que se buscam para realizações
imortais. São constituídos por almas que se reencontram, no plano físico, para
as grandes realizações de interesse geral. A vida desses casais encerra uma
finalidade superior. O ideal do Bem e do Belo enche-lhes as horas e os minutos
repletando-lhes as almas de doce ventura, acima de quaisquer vulgaridades
terrenas, acima das emoções inferiores, o amor puro e santo. Todos nós
passamos, ou passaremos ainda, segundo o caso, por essa sequência de casamentos:
acidentais, provacionais e sacrificiais, até alcançarmos no futuro, sob o sol
de um novo dia, a condição de construirmos um lar terreno na base do idealismo
transcendental ou da afinidade superior. E enquanto caminhamos, o Espiritismo,
abençoada Doutrina, cumulará os nossos dias das mais santas esperanças…
É evidente que o
matrimônio, sagrado em suas origens, tem reunido sob o mesmo teto os mais
variados tipos evolutivos, o que vem demonstrar que a união, na Terra,
funciona, às vezes como meio de consolidação de laços de pura afinidade
espiritual, e, noutros casos, em sua maioria, como instrumento de reajuste.
Algumas vezes o lar
é um santuário, um templo, onde almas engrandecidas pela legítima compreensão
exaltam a glória suprema do amor sublimado. Porém, a maioria dos lares funcionam
como oficina e hospital purificadores, onde, sob o calor de rudes provas e
dolorosos testemunhos, Espíritos frágeis caminham, lentamente, na direção da
Vida Superior.
Dan
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