A Luz viva da Alegria

Viveu na Terra um homem que espalhava alegria.
Deixou o oficio de carpinteiro e ofereceu-se em alegria. Ninguém sabia quem era e de onde veio a alegria que espalhava. Alguns conjecturavam: Seria o seu meigo e brilhante olhar? Seria sua voz doce e pausada? Seriam seus gestos amáveis? Seria a sua luz viva? Desconfiava-se que era um maluco. Mas quando ele aparecia numa casa ou praça, a alegria se propagava.
As crianças se aproximavam, sempre. Os jovens o escutavam As mulheres perfumavam seus pés. Os velhos o amavam. Ninguém ficava indiferente.
Dizem que todos que sentiram tal alegria brigavam menos, queixavam-se menos, tinham mais amigos e seus deveres rendiam muito mais.
Esse homem adotou muitos “filhos”. E todos se perguntavam: Do que eles vão viver. Se pelo menos tivesse um oficio...  
O homem imperturbável continuou a espalhar alegria. E nada lhes faltava.
Os “filhos” o observavam. Foram crescendo e aprendendo que o trigo vinha da terra e era preciso semear, a água vinha da fonte e era preciso beber dessa fonte. De onde vinha a alegria? Os olhos dos “filhos” o observavam, querendo descobrir...  
Os “filhos” também queriam ser como o pai. Espalhar a alegria.. Semeado as sementes da alegria...
Um dia confessaram esse sonho ao pai, que lhe disse: - Como o camponês que conhece sua gleba, é preciso conhecer o coração das pessoas. Vou leva-los comigo e vereis.
Levou os “filhos” a vários lugares. Quanto mais conheciam os corações das pessoas, mais viam o choro e a dor e quantos precisavam de alegria Quanto mais conheciam os corações das pessoas, mais amavam vê-las alegres. A alegria era o curativo das feridas da alma e o sopro renovador da esperança. Olhando brandamente os “filhos” disse: - Os filhos que seguem os passos dos pais sempre podem ir mais longe, Façam como Eu que aprendi com meu Pai.
Passados três anos esse homem foi condenado ao espinheiro na fronte e a cruz, e com alegria no olhar, e bondade na voz, levantou a fronte e falou: Pai perdoe-os, eles não sabem o que fazem... Expirou, e nesse instante a luz viva da alegria permaneceu no mundo. 
Grupo Lauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário