(Revue Spirite, maio de 1867, pp. 129-132.)
O Espiritismo nos ensina que os Espíritos constituem a população
invisível do globo; que estão no espaço e entre nós, vendo-nos e
acotovelando-nos incessantemente, de tal modo que, quando nos julgamos sós,
temos constantemente testemunhas secretas de nossas ações e pensamentos. Isso
pode, para certas pessoas, parecer constrangedor; mas, sendo um fato, não se
pode impedir que o seja. Cabe a cada um proceder como o homem virtuoso que não
temeria que sua casa fosse feita de vidro. A essa causa, sem dúvida, é que se
deve atribuir a revelação de tantas torpezas e más ações que se acreditavam
ocultas na sombra.
Sabemos, ademais, que numa reunião sempre há, além dos seres corporais,
os assistentes invisíveis; que, sendo a permeabilidade uma das propriedades do
organismo dos Espíritos, estes podem achar-se em número ilimitado, mesmo num
espaço circunscrito. Disseram-nos muitas vezes que em certas sessões havia
inumeráveis Espíritos. Na explicação dada ao Sr. Bertrand acerca das
comunicações coletivas que obteve, afirma-se que o número de Espíritos
presentes era tão grande que a atmosfera estava, por assim dizer, saturada de seus fluidos. Tal fato não é novo para os
espíritas; todavia, talvez não se hajam deduzido dele todas as conseqüências.
Sabe-se que os fluidos que emanam dos Espíritos são mais ou menos salutares,
conforme o seu grau de depuração.
Conhece-se seu poder curativo, em certos casos, bem como seus efeitos mórbidos, de um indivíduo sobre outro. Ora, vistoque o ar pode ser saturado desses fluidos, não é evidente que, conforme a natureza dos Espíritos que se reúnem em um determinado lugar, o ar ambiente esteja impregnado de elementos salutares ou malsãos, elementos esses que exercem influência tanto sobre a saúde física como moral dos que nele se encontrem? Quando se considera a energia da ação que um único Espírito pode exercer sobre um homem, será de surpreender a que resulte de uma aglomeração de centenas ou milhares de Espíritos? Tal ação será boa ou má, segundo seja benéfico ou maléfico o fluido que os Espíritos vertam num determinado ambiente, fluido que age de modo semelhante às emanações fortificantes ou aos miasmas deletérios que se disseminam no ar. Desse modo podem-se explicar certos efeitos coletivos que se produzem sobre as massas de pessoas; a sensação de bem-estar ou mal-estar que se experimenta em determinados meios, sem causa aparente conhecida; o arrastamento coletivo para o bem ou para o mal; os impulsos generosos, o entusiasmo ou o desencorajamento, a espécie de vertigem que por vezes se apodera de toda uma assembléia, de toda um cidade, ou mesmo de todo um povo. Cada indivíduo sofre, proporcionalmente ao seu grau de sensibilidade, a influência dessa atmosfera viciada ou vivificante. Nesse fato indubitável sobre as relações do mundo espiritual com o corporal, confirmado pela teoria e pela experiência, encontramos um novo princípio de higiene, que um dia a ciência fará seja reconhecido por todos.
Conhece-se seu poder curativo, em certos casos, bem como seus efeitos mórbidos, de um indivíduo sobre outro. Ora, vistoque o ar pode ser saturado desses fluidos, não é evidente que, conforme a natureza dos Espíritos que se reúnem em um determinado lugar, o ar ambiente esteja impregnado de elementos salutares ou malsãos, elementos esses que exercem influência tanto sobre a saúde física como moral dos que nele se encontrem? Quando se considera a energia da ação que um único Espírito pode exercer sobre um homem, será de surpreender a que resulte de uma aglomeração de centenas ou milhares de Espíritos? Tal ação será boa ou má, segundo seja benéfico ou maléfico o fluido que os Espíritos vertam num determinado ambiente, fluido que age de modo semelhante às emanações fortificantes ou aos miasmas deletérios que se disseminam no ar. Desse modo podem-se explicar certos efeitos coletivos que se produzem sobre as massas de pessoas; a sensação de bem-estar ou mal-estar que se experimenta em determinados meios, sem causa aparente conhecida; o arrastamento coletivo para o bem ou para o mal; os impulsos generosos, o entusiasmo ou o desencorajamento, a espécie de vertigem que por vezes se apodera de toda uma assembléia, de toda um cidade, ou mesmo de todo um povo. Cada indivíduo sofre, proporcionalmente ao seu grau de sensibilidade, a influência dessa atmosfera viciada ou vivificante. Nesse fato indubitável sobre as relações do mundo espiritual com o corporal, confirmado pela teoria e pela experiência, encontramos um novo princípio de higiene, que um dia a ciência fará seja reconhecido por todos.
Poderemos subtrair-nos a essas influências, que emanam de fonte
inacessível aos meios materiais? Sem nenhuma dúvida! Pois do mesmo modo que
saneamos os lugares insalubres, destruindo a fonte dos miasmas pestilentos,
podemos sanear a atmosfera moral que nos envolve, subtraindo-nos às influências
perniciosas dos fluidos espirituais malsãos; e de forma mais fácil do que
escapamos às exalações pantanosas, já que isso depende unicamente de nossa
vontade. Esse não será um dos menores benefícios do Espiritismo, quando for
compreendido, e sobretudo praticado, universalmente.
Um princípio perfeitamente comprovado para todo espírita é que as
qualidades do fluido espiritual estão na razão direta das qualidades do
Espírito encarnado ou desencarnado. Quanto mais elevados e desprendidos das
influências da matéria forem seus sentimentos, mais depurado será seu fluido.
De acordo com os pensamentos dominantes que tenha, um encarnado irradia fluidos
impregnados desses pensamentos, que os viciam ou saneiam; fluidos realmente
materiais, embora impalpáveis, invisíveis para os olhos do corpo, perceptíveis porém
aos sentidos perispirituais e visíveis aos olhos da alma, dado que impressionam
fisicamente e assumem aparências muito diversas, para aqueles que são dotados
da vista espiritual.
A mera presença de encarnados numa assembléia determina, pois, que os
fluidos ambientes sejam salubres ou insalubres, segundo sejam bons ou maus os
pensamentos aí dominantes. Quem quer que alimente pensamentos de ódio, inveja,
ciúme, orgulho, egoísmo, animosidade, cupidez, falsidade, hipocrisia,
maledicência, malevolência – em uma palavra, pensamentos provenientes da fonte
das paixões más – espalha ao seu redor eflúvios fluídicos malsãos, que reagem
sobre os que estejam à sua volta. Numa assembléia em que, ao contrário, cada um
traga apenas sentimentos de bondade, de caridade, de humildade, de devotamento
desinteressado, de benevolência e amor ao próximo, o ar estará impregnado de
emanações salutares, em meio às quais sentimos bem-estar.
Se considerarmos, agora, que os pensamentos atraem pensamentos de mesma
natureza, e que os fluidos atraem fluidos similares, compreenderemos que cada
indivíduo traz consigo um cortejo de Espíritos que lhe são simpáticos, bons ou
maus, e que, assim, o ar será saturado de fluidos correspondentes aos
pensamentos predominantes. Se os maus pensamentos estão em minoria, não impedem
que as boas influências se façam presentes, mas estas ficam paralisadas. Se
eles dominam, enfraquecem a irradiação fluídica dos Espíritos bons, ou mesmo,
por vezes, impedem que os fluidos bons penetrem no ambiente, do mesmo modo que
a névoa enfraquece ou barra os raios do Sol.
Qual, portanto, o meio de nos subtrairmos à influência dos maus fluidos?
Ele ressalta do estudo da própria causa que produz o mal. Que fazemos quando
reconhecemos que um alimento é prejudicial à saúde? Rejeitamo-lo,
substituindo-o por um mais saudável. Ora, visto que são os maus pensamentos que
engendram os maus fluidos e os atraem, é preciso que nos esforcemos para ter
somente bons pensamentos, repelindo tudo o que for ruim, da mesma forma que
repelimos um alimento que pode nos tornar doentes – em uma palavra, é preciso
trabalhar por nossa melhoria moral. Servindo-nos de uma comparação evangélica,
devemos “não apenas limpar o vaso por fora, mas limpá-lo sobretudo por dentro”.
Melhorando-se, a Humanidade verá depurar-se a atmosfera fluídica em meio
à qual vive, porque não lhe derramará senão bons fluidos, sendo que estes
oporão barreira à invasão dos maus. Se um dia a Terra vier a ser ocupada apenas
por homens que pratiquem entre si as leis divinas do amor e da caridade, não há
dúvida de que então eles se encontrarão em condições de higiene física e moral
muito diferentes das que existem hoje.
Esse tempo está certamente distante, mas, enquanto não chega, tais
condições melhores podem existir parcialmente, cabendo às assembléias espíritas
justamente fornecer o exemplo. Os que conhecem a luz serão tanto mais
repreensíveis quanto houverem possuído entre as mãos os meios de se iluminar;
serão responsabilizados pelos atrasos que seu mau exemplo e sua má-vontade acarretarem
para o processo de melhoria geral.
Trata-se de uma utopia, de uma declamação vã? Não; é uma dedução lógica
dos próprios fatos que o Espiritismo a cada dia nos revela. Efetivamente, o
Espiritismo nos prova que o elemento espiritual, que até hoje se considerou
como a antítese do elemento material, guarda com ele uma conexão íntima, de
onde resulta uma multidão de fenômenos ainda não observados ou compreendidos.
Quando a ciência houver assimilado os elementos fornecidos pelo Espiritismo,
daí tirará novos e importantes recursos para a própria melhoria material da
Humanidade. Vemos, assim, ampliar-se diariamente o círculo das aplicações da
doutrina, que está longe de restringir-se ao fenômeno pueril das mesas
girantes, como alguns ainda pensam. O Espiritismo não tomou verdadeiramente
impulso senão quando entrou pela via filosófica. Ficou então menos divertido
para certas pessoas, que nele buscavam apenas uma distração; mas por outro lado
passou a ser apreciado por pessoas sérias, e o será cada vez mais, à medida que
for melhor compreendido em suas conseqüências.
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