EU Estou Aqui

Daqui a poucos dias, será comemorada a data em que o Grupo Lauro foi implantado na Terra. Assim como a grande maioria das casas de fraternidade, seja de qualquer cunho religioso ou filosófico, o Grupo Lauro tem enfrentado, vez ou outra, dificuldades, oscilações, idas e vindas de companheiros que, por razões íntimas, deixam a tarefa. Assim também ocorreu na Casa do Caminho, local de assistência em Jerusalém, liderada por Pedro e Tiago. Havia diferenças de opinião entre eles.
Conta-se que Tiago, diante das divergências existentes, deixa a Casa do Caminho e vai viver em uma casinha, dedicando-se às leituras, à prece e a cuidar de flores. Certa noite, tomado por imensa saudade de Jesus, vê um desconhecido passando rapidamente. Tiago reconheceu o viajante, pela luz que irradiava: Era o próprio Cristo.
Tiago fala ao Mestre de sua imensa saudade. Jesus lhe abraça e lhe diz: “Tiago, estás salvo das lutas e das tentações, porém vou ao encontro de Pedro, a fim de aliviar-lhe o fardo das humilhações e de lágrimas, no amparo de nossos irmãos necessitados”. Jesus, depois disso, prosseguiu viagem. Tiago, então, reuniu seus pertences e retornou à casa de Pedro, que o recebeu com alegria. Abraçaram-se e Tiago apenas disse: “Eu estou aqui”.
Diante desse resumido relato, extraído do livro No roteiro de Jesus – FEB, pensamos que a divergência, o personalismo, a vaidade, fazem parte da natureza humana e, em nome dessas não virtudes, deixamos de cumprir nossa tarefa na vinha do Senhor.
No Grupo Lauro não é diferente do que ocorreu na Casa do Caminho. Enfrentamos, por vezes, situações causadas por companheiros de alma ainda enferma, que tentam disseminar a opinião personificada, geralmente fortificada pelo viés da vaidade ou da ignorância.
Encontramos, ainda, este ou aquele companheiro que diz não necessitar de evangelho, sob a alegação de estar há anos na doutrina espírita. Incauta criatura que se esquece de que não importa os anos que estamos na doutrina, mas sim como a vivenciamos.
Mas não nos intimidemos por esta ou aquela criatura que se encontra ainda refratária aos ensinamentos cristãos. Ao exemplo do Cristo, devemos estar na tarefa para o amparo dos necessitados e, sobretudo, para o amparo de nós mesmos. Estejamos a serviço do próximo, e não a serviço deste ou daquele companheiro que, muitas vezes, atua na casa espírita pelas mais variadas razões, menos pelo bem comum.
Ainda que seja difícil, mesmo com as imperfeições que invadem nosso espírito, com as feridas de nossa alma, oremos e vigiemos para fazer como Tiago e, diante da tarefa que nos surge, dizer apenas: Estou aqui.
A todos os companheiros da Casa Lauro, ouçamos, no íntimo, o que disse Fabiano, em recente mensagem, para que estejamos fortalecidos diante de tudo que ameaça a nossa iniciação no bem, o caminho que nos aproxima de Deus.

Vexilário da Fraternidade                                 
Entendemos que sem humildade não haverá união de propósitos. O personalismo, o orgulho e a vaidade são bem ervas daninhas que precisam ser erradicadas, pois são elas que tornam sáfaro e impróprio o terreno para a semeadura da união e sufocam os brotos da verdadeira fraternidade.
Substituindo o personalismo pelo amor e pela humildade, estaremos favorecendo condições propícias para a fusão necessária de forças.
Há que se arrotear o calcinado e arenoso terreno das almas com o arado da humildade e espalhar as sementes da união e fraternidade para produzir os sazonados frutos da alforria espiritual de todos.
Tudo podemos empreender sob as vistas de Deus. Nossa força moral e confiança crescerão ao colocarmo-nos sob o pálio divino, abrigo das quedas que a imperfeição humana pode gerar.
É preciso provar pela união, que todos os adeptos sérios trabalham juntos na vinha do Senhor, que vai estender seus ramos sobre a tarefa maior: Servir ao espiritismo e não servir-se dele.
Quanto mais se unirem os obreiros, mais depressa será formada a indestrutível argamassa da fraternidade.
Mostrai que há  em vós um princípio superior, uma alma obediente a uma lei, a verdade também superior: O Amai-vos uns aos Outros. 

Muita Paz
Espírito Fabiano
23/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário