Pais Jardineiros

O girassol é mais resistente que o dente-de-leão. O girassol é uma flor rústica, que enfrenta as adversidades e acaba sobrevivendo. O girassol quer o sol e, nesse objetivo, contorce o seu corpo o dia inteiro, aprendendo a viver dessa forma, o que o torna uma flor forte.
O dente-de-leão, entretanto, é uma plantinha que exige muito mais cuidado, pois precisa se proteger do vento. O girassol se vira para onde há luz, já o dente-de-leão, quando se vira a favor do vento, precisa de atenção redobrada.
Comparamos os filhos ao girassol e ao dente-de-leão. Há filhos girassóis e filhos dente-de-leão. Os filhos girassóis resistem a qualquer crise, descobrem um jeito de viver bem, sem muita ajuda.  Pais e mães muitas vezes até reclamam da independência desses meninos, que possuem a capacidade de enfrentar problemas e se sair bem. Já os filhos dente-de-leão sempre precisam de cuidados e atenção. Temos que tomar muito cuidado com eles, tendo em vista que, às vezes, reagem adversamente, melindram-se, são mais egoístas que os outros ou são, por vezes, generosos, tímidos, calados e agem com se estivessem acuados. Eles sempre precisam de cuidados. 
Os pais devem ser como o jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, podando ou aguando na hora certa. Devemos ficar atentos, não abandonando demais os filhos “girassóis” porque eles também precisam de carinho, e não protegendo demais os filhos “dente-de-leão”. O controle permanece com os pais, que não devem se esquecer da tesoura e do regador, que simbolizam a poda e água necessárias na educação dos filhos. Não negue tudo, mas não dê tudo; a falta e o excesso de cuidados matam a planta. O bom jardineiro aprende a cuidar: regando na hora certa, podando no momento correto, arrancando ervas daninhas, de modo que a planta cresça firme e viçosa.
O pai, a mãe é quem escolhe que tipo de jardineiro quer ser para os filhos, as flores que Deus permitiu desabrochar no jardim da sua vida.

Observação: Este texto foi tema da reunião de pais apresentada em 15.5.10, desenvolvido por D.A.N, para a Evangelização Infantil do Grupo Lauro.     

2 comentários:

  1. Natalia22.11.12

    Linda mensagem.. Pais e mães tem uma enorme responsabilidade com essas florezinhas... Pois são eles que ajudam no caráter de seus filhos... Boa reflexão esta mensagem... Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Mensagem linda e verdadeira!!!

    ResponderExcluir