Degraus Intermináveis - em homenagem a 18 de abril

Se pudéssemos destacar acontecimentos na historia da humanidade, que á guisa de marcos de referência definissem fases de progresso, certamente nos ateríamos àqueles que por sua significação e profundidade, melhor acentuaram a grande caminhada do homem, rumo a Verdade.
Abstraindo o Cristo, cujo significado transcende a nossa própria capacidade de compreendê-lo, teríamos que situar em Copérnico, Darwin, Freud e Allan Kardec, o papel de vanguardeiros, a descerrar novos mundos á mente dos homens.
O primeiro, com o sistema heliocêntrico, abriu horizontes intermináveis á percepção da ciência, dilatando as concepções vigentes. Dir-se-ia que trouxe a luz do sol aos esquemas de então.

Quanto Darwin, inaugurando o evolucionismo, captou os elementos dinâmicos da própria vida, antes confinada e sem brilho. Não deixou de ser, por outro lado, golpe na vaidade humana, a certeza de descender de seres menos evoluídos. Qual o macaco. Assim como ocorreu com a revolução copernicana, que mudou o centro do universo, em detrimento do nosso humilde planeta, a concepção de Darwin abateu o mais exacerbado orgulho humano.

A teoria de Freud, revelando as razões ocultas de nosso comportamento, desconhecidas e, até mesmo negadas por nós, significou novo golpe na vaidade humana, convidando-a á modéstia e bom senso. A revelação do inconsciente, com suas consequências, é uma conclamação á humidade.

Mas não havia terminado a grande caminhada rumo á verdade eterna. Para espanto do homem, foi-lhe revelado o outro lado da vida, confortador para os que sofrem e inexorável para os que erram.

A continuidade da vida, a reencarnação, o espírito em face a face, a lei de causa e efeito, foram o golpe seguinte na vaidade do Homem, mostrando-lhe as dimensões realísticas de sua natureza há um tempo grandiosa e precária.

Kardec, com seu brilhantismo superior codificando o Espiritismo, estabeleceu nova revolução, descortinando um novo mundo e trazendo significado aos desígnios da vida e da morte, qual novo Champolion da Existência.    

O Espiritismo, representando o corpo de doutrina dessas reflexões, representa a quinta dimensão da vida, tornando-a mais bela e mais compreensível, embora ainda inesgotável.

Como gazua dos mistérios, abre as portas antes fechadas ao raciocínio humano, emprestando lógica e sentido a fenômenos até então desconcertantes e derrocando concepções místicas, mágicas e infantis da vida e do mundo.

Homenageemos esses bandeirantes do pensamento, esses arautos da verdade, esses vanguardeiros da consciência.

Louvemos o Espiritismo como consolo e apelo, como amor e verdade, como libertador amigo, a descerrar-nos as magnitudes eternas do mundo interior e exterior, até que venha novo marco evolutivo – presente do criador.

Espírito Luiz Olímpio - Dan





Um comentário:

  1. “O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar o seu suplício ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem da sua vontade de fazer o bem”.
    Allan Kardec

    ResponderExcluir