Evangelizador, o esquecido

Muito se tem falado ou escrito sobre evangelização. É evidente que tais abordagens são relevantes. Essas abordagens sempre se consubstanciam na pedagogia acadêmica desenvolvedora do intelecto e da lógica, utilizando os recursos do hemisfério direito e esquerdo, a qual exige que os princípios espíritas a ela se submetam. No entanto, a pedagogia espírita além de aprimorar o saber acadêmico é uma pedagogia voltada ao espírito, é essa pedagogia a ser difundida  no âmbito da evangelização as  crianças em suas faixas etárias.  
Pouco se tem falado do evangelizador, é este ponto que iremos focar. Na casa espírita em geral,  o evangelizador e a evangelização não são reconhecidos na relevância que deveriam, são esquecidos, porquanto outras atividades ofuscam-lhes a extraordinária importância na reeducação dos espíritos.
O evangelizador, para sua excelência no ensino dos princípios espíritas,  precisa, no estudo das obras kardequeanas, vivenciá-las nas atividades doutrinárias da Casa Espírita onde está vinculado. Compreender que se tornará o modelo do evangelizando, o qual se encontra na faixa etária de mabealidade, onde  o aprendizado cognitivo reterá valores  valiosos na sua constituição psíquica e na sua personalidade, valores que o acompanharão durante a vida.
O evangelizador é um emissário do mais alto, em tarefa de direcionar a mente infantil na valorização e entendimento de sua existência. Naturalmente, o evangelizador se defrontará com suas limitações e adversidades, inerentes a todas criaturas, mas seu entendimento e vivencia da Doutrina Espírita o fortalecerá, superando suas próprias limitações.
Assumir a tarefa de evangelizar exige desprendimento e  exercício constante de amar, e muitas vezes esse amar refugia-se no seu âmago  solitário.
Há momentos em que o evangelizador desanimará e se perguntará: Será que vale pena? A essa pergunta, os Benfeitores Espirituais responderão no mais íntimo de sua alma: Prossiga! Avance ante as dificuldades, pois dia virá que ouvirás a voz do meigo nazareno dizendo-te: Assenta-te a minha direita, és meu filho dileto!     

Dan  - Grupo Lauro    

Um comentário:

  1. Anônimo2.9.11

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir