Pecadilhos, pecados e pecadozões*

Reflexão proferida na reunião de terça-feira sobre o tema: O Maior Mandamento - Cap. 15-EV.

Mas os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, se ajuntaram em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhes disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XII: 34-40)
Fora da caridade não há salvação é a conseqüência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-se esta máxima por regra, todos os homens são irmãos, e seja qual for a sua maneira de adorar o Criador, eles se dão às mãos e oram uns pelos outros.

Diz o filósofo: Fácil  perdoar uma criança por medo do escuro;  maior tragédia da vida... é quando os homens têm medo da luz.

Há os  pecadilhos, que são escondidos na necesse ou mochila, e fazem parte do dia a dia: Não reconhecer suas próprias limitações, limitar os outros; na aparência, vestimentas, predileções, julgam-se melhores, e fingem o que não são, pensam que agradar a todos é uma forma de boa convivência.

Há os que cometem o pecado de aproveitarem ocasiões para distribuir, a maledicência e o ódio giratório; são os artífices dos novos sete pecados capitais: Calunia, Inveja, Sensualidade, Vaidade, Orgulho, Arrogância e Alma dolente.

Há os que são amigos íntimos dos pecadozões de se arvorarem juízes, e julgam os outros pelo seu conhecimento, e visão estrábica, inerente em si mesmo. Tentam destruir, os que já se sentem destruídos, não encontram valores e virtudes a não ser em si mesmos. Essas criaturas rotulam-se impolutas a ponto de se sentirem em “santos” e “santas”.

”Santos e “santas”, que esqueceram as mãos que lhe foram estendidas na necessidade do pão do corpo-1 e da alma-2 do dia a dia. Os pecadilhos, pecados e pecadozões estão em todos nós, façamos a diferença de não os distribuirmos aos outros, mas, se isso é ainda impossível guarde-os na sua própria necesse ou mochila.

A vida é atemporal, no entanto, de tempos em tempos age a semelhança de um hand spinner, que quando não impulsionado, para repentinamente. A vida continua se movendo e nos freara,  colocando-nos na medida exata dos nossos méritos e deméritos. Em verdade, parafraseando o grande pensador: “Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso melhor”.
“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.”

 Dan

Bibliografia:
Jesus
Allan Kardec: Evangelho Segundo o Espiritismo
Platão
1-A empresa ou Cia , que nos emprega.
2-A denominação religiosa em que nos vinculamos
*pecadilhos e pecadozões ,minha licença gramatical.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário