Como funciona a nossa vida

                                

A Terra é um mundo governado por um Deus de amor e misericórdia, no qual todas as coisas concorrem para o bem dos que se conformam com as com as Suas eternas leis.

A rigor, não existe a morte. A vida futura é uma continuação da vida presente, como cada dia é a continuação daquele que o precedeu. O sono a que chamamos morte, não é mais que um repouso transitório, cujo despertar é, por certo, incomensuravelmente mais glorioso que o alvorecer da aurora mais brilhante da Terra. Em todos os casos em que a vida seja bem empregada, a mudança a que os homens costumam chamar-morte- é a última e melhor graça que Deus as criaturas neste mundo.

A fase terrena da vida é uma preparação essencial para a vida futura. Seus direitos peculiares e suas necessidades não podem ser desprezados sem prejuízo da felicidade e do desenvolvimento do homem, neste mundo e no outro. Mesmo seus gozos, aceitos com moderação, são prelúdios da ventura de uma situação mais elevada.

A fase da vida que se segue à transformação – morte é no seu rigoroso sentido, o complemento da precedente. Ela apresenta a mesma variedade de distrações, deveres, gozos correspondentes, dentro de certos limites, aos da terra, porém muito mais elevados, e seus habitantes mostram a mesma variedade de caráter e inteligência, obedecendo, como os homens daqui, à lei do progresso. Libertado dos liames corporais, sua vista é mais extensa, suas percepções mais apuradas, seus conhecimentos espirituais são maiores, seu critério mais esclarecido e seu progresso mais rápido que o nosso. Muito mais lúcidos e desapaixonados que nós, eles são, contudo também falíveis; governam-nos as mesmas leis gerais da natureza, porém modificadas pela sua libertação corporal, o que não gozavam aqui.

Nossa situação aqui determina nosso estado. As habituais sugestões, os impulsos dominantes, os sentimentos ternos de toda a vida, em uma palavra, o amor espiritual ou o poder do amor, decidem suas condições ao entrar no outro mundo e não os artigos escritos do seu credo e os erros acidentais da vida.

Não conquistaremos o céu, seja pela fé, seja pelas obras, nem seremos condenados ao inferno em determinado dia de Juízo Final.
No outro mundo gravitaremos para a posição a que fizemos jus na vida terrena; ocupá-la-emos, porque para ela nos preparamos.

Não há mudança instantânea de caráter quando deixamos a presente fase da vida. Nossas virtudes, nossos vícios, nossa inteligência, nossa ignorância, nossas aspirações, nossas baixezas, nossos hábitos, propensões e, mesmo prejuízos, tudo isso segue conosco, modificado sem dúvida, pelo fato do corpo espiritual emergir, despindo seu invólucro material, contudo essencialmente o mesmo, quando a morte nos chega.

Os sofrimentos ali, natural consequência dos maus atos e pensamentos aqui, variam tanto de caráter e gradação como os gozos; mas são mentais e não corporais. Deles ninguém escapa a não ser somente, como na terra, pela porta do arrependimento. Ali, como aqui, o desgosto por uma falta cometida e o desejo de uma vida corrigida são as condições indispensáveis, prelúdio do adiantamento para um melhor estado de coisas.

No outro mundo, o amor é preferível ao que neste chamamos ciência. Ali, os atos de benevolência valem muito mais que as profissões de fé; a simples bondade está acima do poder intelectual; os humildes são exaltados; os mansos entram em sua herança; os misericordiosos obtêm misericórdia. Os melhores habitantes daquele mundo são caridosos com a fraqueza e compassivos com o pecado; perdoam os irmãos que erram e nunca os abandonam, mesmo que pequem até setenta vezes sete vezes. Ali, respeita-se o sentimento e não a pessoa; o amor próprio é censurado e o orgulho é calcado.

A confiança e a simplicidade são os estados da alma, em que os homens podem melhor receber as benéficas impressões espirituais e a melhor preparação para aportarem ao outro mundo.

Extraído de: Robert Dale Owen -  Te debatable land between this world and the next-1877
      

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário